A religião é um assunto bastante complicado e bem difícil de se debater por ser considerado um dogma bastante antigo, existem pessoas indecisas sobre esse assunto, outros acabam se fechando a apenas aquela religião que estão acostumados a conviver.
Mas digo uma coisa, não condene e não feche a mente para novas idéias, venho nesse post mostrar um pequeno guia sobre três grandes religiões: Cristianismo, Islamismo e Budismo. Se tiverem indecisos espero que isso ajude a decidir qual fé seguir por que é sempre bom acreditar em algo.
•Crenças
O cristianismo é uma religião que prega principalmente o amor mútuo entre um ser superior: onipresente, onipotente e onisciente e suas criações: nós os humanos. É uma religião monoteísta que inicialmente era uma ceita judaica e com outros ideais e idéias se separou completamente se expandindo por todo ocidente mediterrâneo.
O amor cristão e a fé está lapidada em três partes, o pai( o criador), o filho (os humanos) e o espírito santo (elo que liga os dois).
Os cristão tem como líder carismático Jesus Cristo, filho que Deus que veio a terra para lavar os pecados da humanidade. Ele veio a terra através de um milagre, morreu humilhado na cruz, ressuscitou e voltou para perto de Deus.
Jesus pregava a salvação suprema onde se você vivesse como um bom samaritano, respeitando os princípios cristãos e elevando-se através de orações sinceras, ganharia vida eterna no reino dos céus ao lado de Jesus e de seu pai.
A vida após a morte é bem ressaltada no cristianismo, se você vivesse como devia iria ressuscitar e ter vida eterna, para assim se libertar do medo da morte que no tempo era muito grande.
O budismo é uma religião sem um deus no centro do universo e sim a força da natureza, é baseada mais na filosofia onde o crente pode se tornar um monje ou uma monja através da prática de hábitos, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos de buda.
A base dos ensinamentos de buda e da própria natureza atuam sobre três tesouros muito conhecidos entre os budistas, são eles: Buda, o próprio mestre que os ensina o conhecimento; Dharma, leis e ensinamentos da natureza e Sangha, a comunidade e seus semelhantes. Cada tesouro deve ser tratado como o próprio e muito valorizado.
O budismo tem alguns conceitos que também pode se dizer que foram baseados em leis da física, como o Carma pode ser comparado com a 3° lei de Newton. O Carma funciona igual o seguinte ditado: "Nós iremos colher o que estamos plantando nesse instante", se você praticar ações ruins, será recompensado com coisas ruins e se praticar coisas boas será recompensando com coisas melhores, esse é o conceito de Carma.Mais detalhado, o Carma pode ser considerado a resposta da natureza por nossos atos, e se for ruim dificilmente pode ser perdoado.
Os budistas acreditam em uma espécie de renascimento, sobrepondo uma existência a outra criando assim uma reencarnação.
O islamismo assim como o cristianismo é uma religião monoteísta onde o seu deus (Alah para os islamistas) é um ser supremo, único e sem igual que criou tudo e mandou vários messias e o último é conhecido como Maomé o líder carismático do Islamismo.
Deus falou diretamente pelo livro sagrado conhecido como alcorão que é nada mais nada menos que a palavra de deus.Deus deve ser louvado e somente ele deve ser louvado, já que é sem igual e único, ele criou anjos que a partir da própria luz obedecem e também louvam o senhor Alah.
Os mulçumanos( religião abrangente do Islamismo) acreditam que deus queria revelar a verdade e a salvação aos humanos pela forma de escrituras sagradas prometidas aos profetas, um dele era Jesus, criando assim uma ligação bastante visível entre as duas religiões. A união de todos essas escrituras criou o alcorão.Também à grande semelhança sobre o dia do julgamento islâmico e cristão, havendo um paraíso e um Inferno.
"Não deve fechar os olhos e achar que tudo ficará bem por si mesmo, se esforce e tenta fazer o que tanto pede, eles não fazem o que podemos fazer"
Nenhum comentário:
Postar um comentário